Abelhas

Abelha é a denominação comum de vários insetos pertencentes à ordem Hymenoptera, da superfamília Apoidea.

As abelhas são insetos sociais, que vivem em colônias que ultrapassam os milhares de indivíduos, sendo raras as espécies que apresentam hábito solitário. Estima-se que existam no mundo mais de 20 mil espécies de abelhas, das quais 3 mil já foram devidamente registradas e catalogadas para o Brasil.

Elas são conhecidas há mais de 40.000 anos e as que mais se prestam para a polinização, ajudando enormemente a agricultura, produção de mel, geleia real, cera e própolis, são as abelhas pertencentes ao gênero Apis.

Características das Abelhas:

  • 3 pares de patas;
  • 2 pares de asas;
  • 5 olhos, 2 grandes na frente e 3 mais pequenos em cima da cabeça;
  • Pussuem diferenças de acordo com o grupo e espécies a que pertencem;
  • Com a língua recolhem o pólen  no fundo de cada flor.
  • O órgão do olfato e do tato é muito sensiveis. As abelhas, farejam com as antenas na escuridão conseguem fazer os favos na colmeia muito bem feitinhos;
  • Existem abelhas com ou sem ferrão.
A grande maioria das abelhas sociais é do sexo feminino. Podem ser operárias, responsáveis pela alimentação e proteção da colmeia, e assistência às larvas; ou rainhas, as reprodutoras.  Os machos, zangões, nascem por partenogênese, ou seja: sem a necessidade de fecundação; e também são responsáveis pela reprodução, fecundando a rainha.

 

Numa colmeia , as Abelhas possuem uma HIERARQUIA :

A RAINHA – Ela é a Abelha mais importante da colmeia.O seu tamanho é quase 2 vezes maior que o das outras. A sua única função é pôr ovos.  Chega a pôr mil ovos por dia. Ela pode viver até 25 anos.
O ZANGÃO – É o marido da Rainha.Tem exclusivamente a função de acasalar com a Rainha para garantir a reprodução.
AMAS – Algumas das Abelhas óperarias ou obreiras servem de amas, tomam exclusivamente conta das Abelhas bébes.
VENTILADORAS – São responsáveis pelo arejamento da colmeia.Batem as asas para o ar circular.
SENTINELAS-Guardam a entrada da colmeia.Não deixam entrar outros insectos.
OBREIRAS – São elas que recolhem o pólen. Cada Abelha visita em média 19 flores por minuto.

 

O ataque de abelhas somente acontece após a motivação do instinto de defesa, por isso evite molestar as abelhas. Não bater, ou tocar ou fazer movimentos bruscos e ruidosos próximos à colméia e não jogar nenhum tipo de produto (alcóol, querosene, água ou inseticida) em cima das abelhas. Portanto não mexa com elas se não for apicultor ou não tiver conhecimento de sua biologia.

As abelhas costumam instalar-se em forros de telhado, porões, caixotes, movéis vazios e abandonados.

Para prevenção de acidentes, é importante quando se avistar uma colméia ou um enxame de abelhas, entrar em contato com uma equipe técnica capaz de fazer uma avaliação e tomar medidas adequadas para solucionar o problema.